• Ana Amélia de Cesaro e Aurélia Picoli

Não é brincadeira não...

O papel do brincar na vida da criança, principalmente na primeira infância é muito importante, pois é brincando que a criança desenvolve as suas principais capacidades como atenção, memória, imitação, além é claro de dar asas a sua imaginação.


O brincar tem o papel de potencializar o desenvolvimento, com isso potencializar o aprendizado sobre si mesmo, pois estimula a autoconfiança, autonomia, linguagem, concentração e a curiosidade.


E a brincadeira entra na vida deles como uma atividade individual até se transformar em uma oportunidade de socialização e autoconhecimento.

Dos 3 aos 5 anos, a palavra chave refletida no brincar é o conhecer. Sendo a criança com o objeto, guiado por suas percepções a partir do que vê (sensorial), ou do que pode exercer sobre os objetos: sacudir, rolar, fazê-lo cantar.


Fora as brincadeiras de faz de conta, que são o espelho do dia a dia da criança ou a projeção das animações que elas assistem ou das histórias que elas ouvem.


Mas mesmo sabendo de tudo isso, da importância desta fase do brincar, visivelmente percebemos as crianças brincando cada vez menos. Mas qual o real motivo? Elas não gostam mais de brincar?


Talvez tenhamos que mudar a pergunta, onde as crianças são estimuladas hoje a brincar? Quem as incentiva?


Tendo a resposta para essas perguntas, teremos uma visão melhor de todo o contexto do brincar da criança de hoje.


Pois por falta de espaço físico e segurança, percebemos que a maior parte das brincadeiras na vida das crianças tem se limitado muito a escola, pois até mesmo em casa as crianças tem uma grande influência de gadgets e brinquedos eletrônicos. Fora a falta e tempo muitas vezes dos pais e também de paciência para brincar e estimular os filhos.


Porém no meio de tudo isso quando perguntado para as crianças quais são suas brincadeiras preferidas, tivemos surpresas nas respostas, uma vez que se imaginava termos 100% uma única resposta.


Entre as brincadeiras preferidas das meninas de 3 a 5 anos estão (múltipla escolha):

84% Brincar de boneca e casinha

73% Desenhar e pintar

68% Pega pega e esconde esconde

63% Massinha e Slime

54% Dançar e Cantar


E os meninos de 3 a 5 anos (múltipla escolha):

85% Bonecos de ação

78% Pega pega e esconde esconde

73% Jogar futebol

57% Massinha e Slime

46% Blocos de montar


É claro que tivemos um número expressivo quando o assunto foi vídeo game e vídeos no youtube, mas não podemos ignorar as porcentagens altas de resposta para outras brincadeiras mais lúdicas e estimulantes para o desenvolvimento da criança.



Com a leitura destes números, podemos afirmar que a criança não gosta mais de brincar? Ou podemos afirmar que as crianças hoje são menos estimuladas a brincar?


Mas todo o discurso acima vem para mostrar uma grande oportunidade que temos em nosso PDV.


Muito hoje fala-se em experiência e sabendo o quanto as crianças ainda gostam de brincar, o que estamos fazendo para recebê-las de forma lúdica e com brincabilidade em nossa loja?


E aqui não estamos falando em ter um parque de diversão dentro da loja e sim aprendemos com os números acima que brincadeiras simples já chamam a atenção das crianças.


Por fim, seguem algumas dicas adicionais se quiserem evoluir essa ideia e ter um espaço ainda mais adequado para as crianças em suas lojas.


Pensando em atingir o lado mais cognitivo desta faixa de 3 a 5 anos, deve-se pensar em brincadeiras que retenham a atenção, memória e estimulem a criatividade da criança.


Capacidades sociais, expressão e interação começam a fazer ainda mais sentido a partir dos 4 anos.


Olhando de forma mais comportamental pode-se potencializar o faz de conta, a curiosidade, cores, sons, texturas, diferentes tamanhos e possibilidades de imaginar.


Lembrando que elas já dominam o andar, subir, correr e pular caso prefiram pensar em estimular brincadeiras com mais movimento, ação e aventura.

Sua loja pode ser desejo sim da criança, depende apenas do estímulo que irá proporcionar para ela. Vamos pensar nisso?

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

INFORMAÇÃO E CONTEÚDO

BLOG.PLAY